NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>


Participe do fórum, é rápido e fácil

NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>
NBA Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

+4
Rikardz
LAalltheway
Groove
RFVZ
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Groove Seg 15 Set 2014 - 10:53

Este tópico tornou-se num boletim de informação de coisas ocorridas nos anos 70/80/90 hehehe

É bom tópicos assim apesar de não terem sido criados com esse fundamento, para que o pessoal mais novo aprenda um pouco mais sobre esta modalidade e o que aconteceu no passado até ao ponto de hoje Smile
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Rikardz Seg 15 Set 2014 - 12:41

Eu incluo um jogo que para mim é mitico.


Para o titulo dos Dallas em 2010/2011 no jogo 2 nafinal a 7min do final do jogo a perderem 88-73 os dallas recuperam e empatam a 90 com 57 seg do final.
Logo de seguida os Dallas (tinha que ser Nowitzi) marca um triplo aos 29s e fica 93-90. Depois um erro ridiculo do Terry deixa um jogador na marcação e logo 2 segundos depois novo triplo para Heat empatar.
Novo timeout, com bola nos Dallas, passar para Nowitzi que com uma finta simples sobre Bosh faz mais 2 pontos e tempo insuficiente para os Heat fazerem uma tentativa válida de lançamento.
(escusado é dizer que para mim, foi uma jogo que testou o coração. especialmente com aquele erro do Terry, só apetecia dar um estalo ao homem! Smile )




Outro jogo mitico para mim, não é tanto o jogo, mas sim os jogos depois deste em que o Nowitzi demonstrou que quis mais do que qualquer outro jogador aquele titulo.
Desde os Dallas serem os menos favoritos, contra a equipa do guito e melhores jogadores, contra uma equipa com um Lebron a esforçar pelo seu 1º titulo, contra um legado de perder na final 4 anos antes exactamente contra os Heat e para ajudar ainda mais... Nowizti após este jogo apanhou uma gripe e jogou os restantes jogos num estado lastimável e cheio de febre. (dedo do meio para Wade e Lebron por gozarem com o Dirk quando vinha no pavilhão dos Dallas e punham a camisola na boca como que a gozar que não queriam ficar doentes).

O Homem foi um heroi pelo estado que estava, a vontade que mostrou, os jogos fabulosos que fez... foram lendários !!
Cheio de febre jogava sempre acima dos seus limites! As finais, até podiam ter posto o MJ, Magic Johnson Lebron, tudo. O Nowitzi nunca iria perder aquele titulo para nimguém!
Rikardz
Rikardz
Jogador da D-League
Jogador da D-League

Masculino Mensagens : 186
Data de inscrição : 01/05/2014
Idade : 37
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Seg 15 Set 2014 - 18:37

Groove escreveu:Este tópico tornou-se num boletim de informação de coisas ocorridas nos anos 70/80/90 hehehe

É bom tópicos assim apesar de não terem sido criados com esse fundamento, para que o pessoal mais novo aprenda um pouco mais sobre esta modalidade e o que aconteceu no passado até ao ponto de hoje Smile


Também já reparei, mas a própria discussão do tema leva-nos a isso, o que até me parece positivo não só pelo debate que se estabelece, mas com dizes Groove "... para que o pessoal mais novo aprenda um pouco mais sobre esta modalidade e o que aconteceu no passado até ao ponto de hoje."

Também deves ter passado a dificuldade de querer saber e compreender alguns factos prévios da NBA e não ter acesso a essa informação, daí que esta forma possa ser útil para esse pessoal mais novo obter essa informação triada e compactada.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Groove Ter 16 Set 2014 - 10:31

RFVZ escreveu:

Também deves ter passado a dificuldade de querer saber e compreender alguns factos prévios da NBA e não ter acesso a essa informação, daí que esta forma possa ser útil para esse pessoal mais novo obter essa informação triada e compactada.

Sem duvida. Hoje podemos aproveitar a internet e fóruns como este para falar sobre assuntos remotos relacionados com a NBA ou antigos jogadores. Principalmente quando temos pessoal como tu que gosta de partilhar o conhecimento de muitos anos acompanhar a modalidade.

Por mais que eu saiba dos anos 90, ou o Farripas a nível geral (este rapaz é pior que eu hehehe é a nossa enciclopédia da NBA cá no fórum – andas muito desaparecido Sad), nada como ter vivido mesmo esses momentos, como te aconteceu a ti que já vens dos anos 80.

É graças a esta conversa/debate que o pessoal mais novo aprende como era antes. O que fizeram jogadores com I. Thomas, W. Chamberlain, Kareem etc. Actualmente conhecem os seus nomes porque ao assistirem aos jogos os comentadores as vezes contam historias de acontecimentos passados e como tal sabem apenas que foram grandes jogadores e nada mais.

No meu tempo era complicado obter informações. Basicamente, sabia os rosters porque jogava jogos de basket (NBA live 9x) e pelo menos os rosters eram os que constavam no inicio das temporadas. O resto das informações eram retiradas de recortes de jornais (muito escassa informação no jornais portugueses), do jogo semanal da RTP1 (principalmente algumas noticias divulgadas pelos comentadores) e NBA Action (RTP2). Resumindo, muito pouca informação para quem adorava isto e queria saber o mais possível.

Hoje e felizmente para os mais novos, a internet permite a informação em tempo real do presente, e locais como este fórum ainda acrescentam informações sobre os anos transactos.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Ter 16 Set 2014 - 18:16

Continuando um bocadinho off-topic, digo que a altura do ano (offseason) também propicia mais a estes temas. Não havendo assim tantas novidades podemos continuar a falar sobre o que gostamos.

Da minha parte estou sempre disponível para debater, falar ou partilhar assuntos da NBA, desde que veja que isso seja relevante e interessante para o fórum. E como nas minhas "incursões" pelos vários tópicos existentes no fórum, vi alguns apelos e interesses em factos históricos da NBA procuro partilhar essa informação.

Assim como desejo e espero beneficiar com a partilha que outros membros possam apresentar.

A NBA para mim é um mundo tão fascinante, em que tanto me dá prazer levantar-me de manhã e, enquanto tomo o pequeno almoço, analisar os resultados da noite anterior, como descobrir ou recordar um facto histórico.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Dom 21 Set 2014 - 11:25

Rikardz escreveu:Eu incluo um jogo que para mim é mitico.


Para o titulo dos Dallas em 2010/2011 no jogo 2 nafinal a 7min do final do jogo a perderem 88-73 os dallas recuperam e empatam a 90 com 57 seg do final.
Logo de seguida os Dallas (tinha que ser Nowitzi) marca um triplo aos 29s e fica 93-90. Depois um erro ridiculo do Terry deixa um jogador na marcação e logo 2 segundos depois novo triplo para Heat empatar.
Novo timeout, com bola nos Dallas, passar para Nowitzi que com uma finta simples sobre Bosh faz mais 2 pontos e tempo insuficiente para os Heat fazerem uma tentativa válida de lançamento.
(escusado é dizer que para mim, foi uma jogo que testou o coração. especialmente com aquele erro do Terry, só apetecia dar um estalo ao homem! Smile )


Outro jogo mitico para mim, não é tanto o jogo, mas sim os jogos depois deste em que o Nowitzi demonstrou que quis mais do que qualquer outro jogador aquele titulo.


Concordo plenamente que para qualquer fã dos Mavericks estão jogos sejam míticos, mas também para a própria história da NBA, pois como referis-te Rikardz as particularidades destas "finals" eram muitas e o desfecho final contrariou muitas previsões e algum "status quo" da altura.

Do ponto de vista pessoal, a vitória de Dallas deixou-me satisfeito especialmente por dois motivos:

Em primeiro lugar pelo Dirk Nowitzi. Fico sempre satisfeito quando um jogador europeu brilha na NBA e Dirk tinha um curriculum fantástico onde só faltava o anel de campeão. E ele merecia-o.

Em segundo por Mark Cuban. A forma como ele conseguiu revitalizar os Mavericks foi decisiva. Personalidade controversa, admiro a sua sinceridade e frontalidade e a paixão que imprime a tudo que faz. A NBA precisa de um "infant terrible" que não esteja formatado por uma estrutura orgânica às vezes muito "compressiva". Ele também merecia um título e era vê-lo a festejar como uma criança numa loja de brinquedos!
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Groove Seg 22 Set 2014 - 10:57

RFVZ escreveu:

Em segundo por Mark Cuban. A forma como ele conseguiu revitalizar os Mavericks foi decisiva. Personalidade controversa, admiro a sua sinceridade e frontalidade e a paixão que imprime a tudo que faz. A NBA precisa de um "infant terrible" que não esteja formatado por uma estrutura orgânica às vezes muito "compressiva". Ele também merecia um título e era vê-lo a festejar como uma criança numa loja de brinquedos!

Permite-me realçar que Cuban não é apenas o dono dos Mavs, ele é um dos raríssimos fãs da NBA que vibra com o jogo mas que teve a sorte de ter dinheiro para comprar uma equipa. Ele não é apenas um dono como muitos outros que anda ali e que fez um investimento, para lucro futuro, mas sim cumpriu quase que um meta…ser adepto fervoroso e simultaneamente dono de uma franquia. Ele vive aquilo tanto ou mais que os jogadores.

Quantas vezes se vê Cuban saltar e puxar pela equipa? Muitas vezes é o primeiro a impulsionar os restantes adeptos. É bonito de ver um dono ou um presidente de uma qualquer franquia/equipa a vibrar com o jogo como Cuban.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Sáb 18 Out 2014 - 20:23

Seguindo a linha de orientação que me levou a criar este tópico (que pode funcionar como um local para consulta futura de factos históricos da NBA) vou postar mais um jogo com significado na história da NBA.

Este jogo é um verdadeiro facto histórico e resolvi apresentá-lo porque verifiquei haver grandes dúvidas e incorrecções (até em conversa com amigos meus) sobre o tema.

QUAL O JOGO COM MAIOR PONTUAÇÃO DA HISTÓRIA DA NBA?

O jogo com maior pontuação na NBA disputou-se em 13 dezembro de 1983 entre os Denver Nuggets e os Detroit Pistons e terminou com a vitória dos Pistons por 186-184 após 3 prolongamentos.
Um total de 370 pontos!

Os Denver Nuggets eram treinados por Doug Moe e quem acompanhou a NBA nos anos 80 não estranha a pontuação. Doug Moe era um treinador excêntrico (até no comportamento e maneira de vestir), sendo provavelmente o treinador que conheci com mais mentalidade ofensiva. Nessa temporada de 1983-84 tiveram uma média de 123,7 pontos por jogo, a melhor da liga.

Destaque pelos Pistonspara Isiah Thomas 47 pts e John Long 41 pts e para a dupla de estrelas de Denver  Kiki Vandeweghe com 51 pts e  Alex English com 47 pts.
Kelly Tripucka jogador dos Pistons na altura, referiu curiosamente após o jogo “… todos estavamos ansiosos por terminar o jogo. O jogo durou tanto tempo, que nós pensavamos onde poderíamos encontrar um lugar para comer depois do jogo. Estávamos a pensar 'há algum restaurante aberto durante toda a noite em Denver`? "
As reflexões dos jogadores de ambos os lados foram semelhantes. "Todo no jogo estava fluindo", "Parecia que ninguém poderia falhar um tiro." "Parecia um jogo da liga de verão, sem defesa alguma".

Será que futuramente o recorde pode ser batido?
É certamente possível, mas tendo em conta a evolução do jogo a probabilidade é escassa. Para isso acontecer era necessário verificar-se um conjunto perfeito de factores. Sempre temos a esperança que isso possa acontecer.

Por último e também porque falamos de história deixo aqui as imagens dos registos estatísticos que se efectuavam à época. É uma curiosidade que mostra a todos nós, principalmente à malta mais nova, como se vivia na era pré-informática.


A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Boxscore_nuggets


A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Boxscore_pistons


Aqui fica mais um relato de um jogo que deve ter sido um “espectáculo” para quem teve o privilégio de assistir.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Dom 25 Jan 2015 - 18:27

Quando criei este tópico referi que regularmente postaria aqui alguns dos jogos com história na NBA. Após um intervalo mais longo volta a ele para manter o prometido.
O jogo escolhido deveu-se a facto de verificar, pelos debates, que existem membros saudosistas do Basket em Seattle, especificamente dos Sonics, nos quais também me incluo. É essencialmente por eles (especialmente o Groove, que tem sido o maior defensor da cidade de Seattle) que escolhi este jogo.

          "LAST GAME IN SEATTLE!"

Quem acompanhou a NBA nos tempos dos Seattle Supersonics lembra-se do fervor e da paixão que os adeptos tinham em cada jogo realizado na cidade. Actualmente não há muitas cidades que tenham esse ambiente nos seus jogos e a NBA fica a perder com a sua ausência. Assim, resolvi escolher como jogo histórico o último realizado em Seattle.

Foi no dia 13  de Abril de 2008, na Key Arena e opôs os Seattle Supersonics aos Dallas Mavericks.

Nessa época os Sonics eram um equipa jovem, com poucas aspirações e comandada por um rookie chamado Kevin Durant, com apoio de outro rookie promissor chamado Jeff Green. Terminaram a época com 20W e 62D.

Em 2006, os SuperSonics tinham sido vendidos a um grupo de investidores de Oklahoma City liderados por Clay Bennett. Em 2007, Bennett anunciou que a equipa  se mudaria para Oklahoma City logo que a licença com a KeyArena terminasse. Em 2008 ainda faltavam dois anos para o fim dessa licença, mas Bennett tinha interposto uma acção judicial para não cumprir esses dois anos em Seattle.

Nesse dia 13 de Abril de 2008 não havia certezas, mas e-mails de Bennet vindos a público revelavam a sua convicção de que a equipa jogaria em Oklahoma na época seguinte (2008/2009), facto que viria a acontecer. Tratava-se assim de um jogo especial, não pela componente desportiva, mas pela componente social e de ligação à cidade da equipa, pois havia forte possibilidade de ser o último.

Os Sonics enfrentavam os Mavs, equipa forte, acima das 50W, apurada para os playoffs, mas a lutar por posição.
O ambiente era escaldante. As notícias dos mails do proprietário levaram os fãs dos Sonics à revolta e fúria, e no pavilhão entoavam-se cânticos contra ele. Contrariamente a isso o ambiente em torno da equipa era de apoio total, quase euforia, o que motivou a surpresa de alguns jogadores dada a época tão negativa que estavam a realizar.
Para animar ainda mais o ambiente do jogo, estavam presentes símbolos da história dos Sonics, nomeadamente Gary Payton, que vibrou como um verdadeiro fã.

A três minutos do final do jogo os Sonics perdiam por 6 pontos. Após essa desvantagem os Sonics assumiram tudo no jogo. Nick Collisson converteu uma jogada de 3 pontos, Kevin Durant salvou uma posse de bola após “mergulhar”, Petro converteu mais 2 pts e Kevin Durant converteu um “fadeaway” para dar vantagem de 1 ponto (96-95) aos Sonics a 41 seg do final.
Após esta recuperação dos Sonics, Jason Terry dos Mavs falhou um triplo. Em seguida Durant converteu uma bandeja para dar uma vantagem de 3 pontos aos Sonics a 14 seg do final.
Com a última jogada em mãos Jason Kidd falhou o triplo que poderia levar o jogo para o prolongamento. Estava ganho o jogo. O resultado final foi acertado para 99-95 com um lance livre de Collison após falta em desespero dos Mavs.
Foi a loucura na Key Arena. O cântico mais entoado era “Save our Sonics”!
Lembro-me de ver as imagens de KD no centro do terreno no fim do jogo, com os braços levantados pedindo aos fãs para gritarem cada vez mais alto.

No final do jogo as reacções foram muitas e todas num sentido:
Kevin Durant - “Quase chorei. O apoio foi fenomenal, arrepiante.“
Earl Watson (PG dos Sonics) -“O nosso foco desde o início foi dar uma vitória aos fãs, para se orgulharem. Mais do que para nós era essencialmente para eles.”
Gary Payton -“Vai ser um desastre se esta equipa sair daqui após 41 anos. Estes fãs não merecem isso”
Nick Collison -“Tem sido um ano difícil, mais ainda com situações exteriores. Mas foi muito divertido este ambiente, o que prova que seria uma vergonha se o basket fosse embora desta cidade”.
Collisson disse ainda” Eu ainda estou optimista, algo ainda vai acontecer e vamo-nos manter aqui. Será um dia triste se a equipa sair de Seattle, seria muito mau para uma cidade que tanto deu à NBA. Neste momento não há muitas coisas positivas, mas eu ainda estou optimista”.

Como a história provou o optimismo de Collison não se confirmou e a equipa foi mesmo para Okhlaoma.

Em Junho de 2008, uma ação judicial entre a cidade de Seattle e Bennett, pela tentativa de Bennett quebrar o contracto com a KeyArena com dois anos de antecedência, chegou a julgamento. Aproximadamente um mês depois os dois lados chegaram a um acordo. A equipa partiu, mas os donos aceitaram em deixar o nome SuperSonics, o logo e as cores em Seattle para uma possível franquia futura da NBA.

Aguardemos se o nome, o logo e as cores vão demorar muito a voltar à actividade. Há pouco mais de ano e meio, com os problemas dos Kings em Sacramento, esteve quase a acontecer, mas não se concretizou. E sempre que se fala que uma equipa vai ser vendida, o nome de Seattle vem sempre à baila.
Uma coisa não se pode negar. Uma cidade com os fãs, o ambiente e a paixão pelo basket como tem Seattle merece uma equipa. E eu penso que mais cedo ou mais tarde uma franquia da NBA vai voltar a Seattle.

Aqui fica mais um jogo histórico da NBA. Este não muito por razões desportivas, mas pela ligação a uma cidade que tanto vibra com a NBA.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: JOGOS MÍTICOS- A HISTÓRIA DA NBA

Mensagem  Nuno Barros Seg 26 Jan 2015 - 0:11

Excelente peça, parabéns

cump...
Nuno Barros
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Groove Seg 26 Jan 2015 - 10:24

RFVZ…, muito bom post.

Um jogo mítico, pelo facto de ser o ultimo mas sobretudo por se terem despedido da cidade e dos seus fãs com uma vitória, depois de uma temporada desastrosa.

Eu cresci a ver MJ, O’Neal, D. Robinson, P. Ewing, “Penny”, Stokton/Malone, Kemp, V. Baker, Barkley, Olajuwon, Drexler (bem no fim de carreira) etc… mas como franquia vibrem sem dúvida com os Sonics. Se no seculo XXI, as coisas não correram lá muito bem, nos anos 90 foram das grandes franquias da década. Daquelas, que só não foram campeões por tiveram o azar (como muitas outras, incluindo grandes jogadores individuais), de apanharem Pippen/MJ.

Não sei se algum dia voltaremos a ver aqueles verdinhos em campo novamente, mas sem duvida que sempre serão uma das principais candidatas a receber uma franquia no futuro.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Bártolo Sex 30 Jan 2015 - 16:08

O melhor tópico do forum! Sem dúvida!
Bártolo
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 32

http://www.nbapotugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Dom 19 Abr 2015 - 1:46

Quando criei este tópico referi que gostava que ele também servisse como consulta histórica, especialmente para o pessoal mais novo obter informação triada e compactada. Daí que procuro regularmente postar aqui alguns dos jogos com história na NBA.

O jogo que aqui vou apresentar não foi de fácil escolha, não pelo jogo em si, mas por quem o personifica, dada a multiplicidade de jogos históricos que estão ligados a esta personagem.
Se falamos de história da NBA neste tópico, “His Airness” Michael Jordan não podia faltar. E tratando-se de MJ o difícil foi escolher um jogo entre os seus inúmeros jogos históricos. Resolvi escolher um dos que, entre esses, é mais frequentemente esquecido- o jogo do seu record de pontos. Até aproveitando o facto de recentemente se terem “comemorado” 25 anos desse jogo resolvi trazê-lo aqui.
Serve também como um apreço da minha parte ao diversos fãs dos Bulls deste fórum, inevitavelmente com o Farripas à cabeça!

                                                    MJ 69!

Os Cavs sempre foram um dos “objectos de tortura” preferidos de MJ, mas no dia 28 de Março de 1990 em Cleveland a situação atingiu “requintes de malvadez”!
Nessa regular season, nos 3 jogos anteriores contra os Cavs, Jordan tinha uma média de 44pts, 9,3res e 6,3ast. Fosse por ser defendido por Craig Ehlo, pelos esquemas de Lenny Wilkins ou pelo estilo “good-guys” dos Cavs, o facto é que Jordan realizava sempre grandes exibições contra a equipa de Ohio e nesse dia a situação repetiu-se.

Certamente condicionado pelas más experiências anteriores, Lenny Wilkens optou por  começar o jogo com um tal de Winston Bennett a defender Jordan. Wilkens talvez pensando que as más prestações anteriores estariam relacionadas com o desgaste físico que a defesa a Jordan provocava resolveu proteger Craig Ehlo desse desgaste numa fase inicial resguardando-o para a defesa a Jordan no 2º tempo.
O jogo de Jordan nos Bulls, nessa fase inicial da carreira, era diferente daquele que anos mais tarde muitos o veriam fazer. A ajuda dos companheiros era escassa e ele era a primeira (e quase a única) opção ofensiva, especialmente contra equipas fortes, como eram os Cavs desses anos.

O que é facto é que MJ “trocidou” Bennett e rapidamente atingiu os 11pts, obrigando Wilkens a meter Ehlo na sua defesa, mas Jordan acabaria o 1º quarto com 16pts e os Bulls lideravam por 27-26.
No inicio do 2º período os Cavs optaram por John Morton para defender MJ, mas teve o mesmo resultado e Jordan continuou a “passear” por entre os jogadores de Cleveland, chegando ao intervalo com 31pts, com 53-50 para os Bulls, sendo MJ responsável por quase 60% dos pontos da equipa.

O 3º período começou com mais do mesmo e Jordan entre dunks, jumpers e lay-ups, à direita ou à esquerda foi aumentando a sua pontuação, apesar dos Cavs começarem a fazer um tipo de defesa em que quase todos caiam em cima de MJ. Mas o resultado era frequentemente 2 pts para os Bulls. Fosse pelo lançamento, fosse pelos LL derivados de falta.
Ficou na memória uma jogada em que o árbitro Dick Bavetta marcou uma falta considerada violenta sobre MJ e que dava direito a dois LL e posterior posse de bola para os Bulls, o que motivou fortes protestos de Wilkens e que lhe valeu uma falta técnica. Jordan marcou os 2 LL da falta e 1 LL da falta técnica. Na posse de bola correspondente à falta Jordan marcou novos 2pts com um jumper e dados os protestos contínuos de Wilkens foi-lhe marcada nova falta técnica, com consequente expulsão. Jordan marcou o LL da falta técnica e em poucos segundos, sem que os Cavs tivessem posse de bola, tinha marcado 6pts!
Quase no final do 3º período os Bulls lideravam por 17 pts, mas um “forcing” final dos Cavs reduziu a desvantagem para 11pts. Jordan acabou este período com 51pts.
Jordan iniciou o 4º período no banco, mas os Cavs nesses tempos eram uma equipa muito competitiva, com pelos menos 5 opções ofensivas fortes e diversificadas (Price, Daugherty, Nance, Ehlo e Williams), o que motivou rapidamente a reentrada de MJ. Com os Cavs a apertarem e só com MJ a “carregar” os Bulls, o marcador foi-se equilibrando até terminar o tempo regulamentar com um empate a 105 e Jordan com 61 pts.

Logo no início do OT MJ igualou o seu record de pontuação até à data (no também mítico jogo dos playoffs de 1986 contra os Celtics no Boston Garden) com 63pts. Foi um daqueles “jumpers” típicos de MJ. Saltar em frente ao defesa, controlo total do corpo, “esperar” que o defesa caísse e depois lançar. Resultado : “Nothing but net” e 2 pontos!
Com 1:15min  para jogar MJ estava com 67 pts e os Bulls venciam por 113-110. A 12,2seg do final os Cavs colocaram-se a 1 pt de diferença. Mas os habituais LL dos finais de jogo permitiram a MJ atingir os 69pts e a vitória a Chicago por 117-113.
Michael Jordan não só acabou com 69 pts (que permaneceu como o seu record de pontuação na NBA), como teve 62% de eficácia e ainda somou 18 res, 6 ast e 4 stl!

Deste jogo guardo memórias curiosas.
Como já aqui disse no fórum nesses tempos a informação chegava com um “delay” considerável, daí que só soube desta prestação de MJ e dos seus pormenores quando comprei a habitual revista semanal da NBA. A revista trazia na capa uma foto de Jordan e o título em letras garrafais era “MJ 69!”. Por momentos pensei: Terá MJ se metido em algum escândalo sexual? Felizmente eram os números de mais uma prestação assombrosa da sua parte.
Outra memória prende-se com uma declaração de Stacey King, à data poste dos Bulls e actual “broadcaster” da equipa, que no conferência de imprensa do final do jogo disse: “Nunca me hei-de esquecer do dia em que Jordan e eu nos juntamos para marcar 70pts!” (ele marcou 1 pt nesse jogo).

Muitos lembrar-se-ão ou contar-lhes-ão um MJ como um jogador de “dunks” em cima dos adversários, de “fade away jumpers”, de “midrange jumpers”... Jordan também era isso, mas era muito mais do que isso. Era um mestre na escolha dos lançamentos, na procura das fraquezas defensivas, no tempo que “passava no ar” e que lhe permitia fazer lançamentos sem oposição. A sua força, capacidade atlética e inteligência permitiam-lhe estar muito acima de qualquer outro.

Aqui fica mais um relato de um jogo histórico, esperando eu que a sua leitura seja do agrado. Seja para recordar aqueles que na altura acompanharam esta prestação, seja para mostrar aos que ainda não o podiam fazer na altura, que um relato de MJ é sempre um fascínio para quem têm a paixão da NBA.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Groove Seg 20 Abr 2015 - 12:57

As vezes quando leio comentários de pessoal afirmar que Kobe é o melhor de sempre e para comprovar isso falam que ele marcou 81pts. Se formos a esse extremo W.Chamberlain é o melhor de sempre, afinal marcou 100pts.

O que tornou MJ num mito foi a sua inteligência. Acima de um jogo explosivo, rápido, acrobata e mais tarde a sua enorme precisão nos lançamentos mid/long shot etc, foi a sua inteligência que o tornou num icon da NBA.

Por exemplo, ele mesmo dizia “não me olhem para os olhos”, e era verdade. É natural os olhos denunciar-nos, ou seja se pretendemos ir para a esquerda milésimos de segundos antes de fazer o movimento vamos virar o olhar nessa posição. Mas com MJ isso não se passava. Ele olhava para um lado mas seguia pelo outro, sendo muito difícil trava-lo. Era assim que ele simulava muito lançamentos obriga o seu defensor a saltar…enquanto isso MJ esperava tranquilamente que este fizesse a trajectória descendente para ele saltar e efectuar o seu lançamento sem oposição.

Outra coisa que muitos nem reparam, mas que o definiu enquanto atleta, foi a hora de aparecer. Ou seja, MJ podia ter um jogo mediano, mas quando chegasse o 4º período tornava-se numa estrela. A fase do jogo mais perigosa de MJ eram os momentos finais dos jogos…era a hora de separar os Homens dos meninos, e ninguém tornava isso tão evidente como MJ.

Não é à toa que o próprio MJ disse numa entrevista a uns anos que hoje marcaria 100pts num jogo. Ele deixou uma marca e mudou a NBA para sempre…e fê-lo numa fase em que os big man dominavam, onde o jogo era muito corpo-a-corpo, onde a força bruta imperava. Os jogadores mais pequenos tinham de se adaptar a isso ou não vingavam. Não é a toa que nesse tempo os PG eram organizadores de jogo, limitando o seu jogo apenas a defender e assistir os companheiros de equipo.
Hoje o jogo é distinto, ao mínimo toque é falta, o que abre e muito as opções para atletas como Lebron, Kobe etc…, se MJ tivesse nascido 15 anos mais tarde, hoje teria médias ainda mais relevantes.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Nuno Barros Seg 20 Abr 2015 - 17:31

uma vez mais mt bom os relatos do Groove e do RFVZ,
e acrescentado à peça do RFVZ não é só para fans dos Bulls, tratando-se de MJ é para todos que adoram este desporto Fantástico

cump...
Nuno Barros
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Seg 20 Abr 2015 - 17:47

Nuno Barros escreveu:
...e acrescentado à peça do RFVZ não é só para fans dos Bulls, tratando-se de MJ é para todos que adoram este desporto Fantástico

Oh Nuno, a peça não tem a intenção de ser apenas para os fãs dos Bulls, como eu disse "...serve também como um apreço da minha parte ao diversos fãs dos Bulls deste fórum."
Aliás eu termino dizendo "...para recordar aqueles que na altura acompanharam esta prestação, seja para mostrar aos que ainda não o podiam fazer na altura, que um relato de MJ é sempre um fascínio para quem têm a paixão da NBA."

As peças procuram ser acima de tudo um relato de factos históricos relevantes para quem tem a paixão pela NBA, especialmente para quem se interessa pela sua história.
O que eu procuro é escolher temas que estejam mais relacionados com as afinidades dos membros habituais do fórum. Já foram os Celtics, os Lakers de Magic, a "saudade" de Seattle e agora foi MJ e os Bulls. Provavelmente no futuro teremos Golden State...
A menos que eu verifique que o tópico deixe de ter relevância.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Groove Qui 23 Abr 2015 - 13:39

RFVZ escreveu:
Nuno Barros escreveu:
...e acrescentado à peça do RFVZ não é só para fans dos Bulls, tratando-se de MJ é para todos que adoram este desporto Fantástico

Oh Nuno, a peça não tem a intenção de ser apenas para os fãs dos Bulls, como eu disse "...serve também como um apreço da minha parte ao diversos fãs dos Bulls deste fórum."
Aliás eu termino dizendo "...para recordar aqueles que na altura acompanharam esta prestação, seja para mostrar aos que ainda não o podiam fazer na altura, que um relato de MJ é sempre um fascínio para quem têm a paixão da NBA."

As peças procuram ser acima de tudo um relato de factos históricos relevantes para quem tem a paixão pela NBA, especialmente para quem se interessa pela sua história.
O que eu procuro é escolher temas que estejam mais relacionados com as afinidades dos membros habituais do fórum. Já foram os Celtics, os Lakers de Magic, a "saudade" de Seattle e agora foi MJ e os Bulls. Provavelmente no futuro teremos Golden State...
A menos que eu verifique que o tópico deixe de ter relevância.

GSW de T. Hardaway, M. Richmond e C. Mullin...epic Very Happy
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Nuno Barros Seg 27 Abr 2015 - 0:05

RFVZ era so uma pq brincadeira, e sublinhar a paixão que todos temos pelo Jordan, não conheço ninguém que não o considere o melhor dos melhores...


cump...
Nuno Barros
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  RFVZ Seg 27 Abr 2015 - 0:19

Nuno Barros escreveu:RFVZ era so uma pq brincadeira, e sublinhar a paixão que todos temos pelo Jordan, não conheço ninguém que não o considere o melhor dos melhores...

Esta descansado Nuno, eu percebi!
Aquilo foi só para reforçar o fascínio pelo MJ que o relato de um jogo dele transmite.
RFVZ
RFVZ
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2476
Data de inscrição : 04/08/2014
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Vince Carter Ter 19 maio 2015 - 17:12

Alterei o nome do tópico para abrangir mais momentos históricos da liga para além dos jogos em si.
Vi hoje um pequeno documentário que fala sobre uma teoria da conspiração em torno da escolha de Ewing por parte dos Knicks no Draft 1985.

http://bleacherreport.com/articles/2468653-the-frozen-envelope-the-nbas-greatest-conspiracy-theory?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=programming-national

Parece-vos verídico? Poderão ser levantadas algumas dúvidas?
Vince Carter
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  PIERCE#34 Ter 2 Jun 2015 - 21:45

Vi agora este video e achei muito interessante!

Quando a linha de 3 pontos foi introduzida na NBA em 1979, as equipes eram basicamente alérgicas a ela. Hoje, é tão omnipresente quanto o drible e o passe, e todas as equipsa que esperam chegar as Finais precisam de ter ameaças de perímetro para chegar lá.

"Shooting threes is no longer optional. It's become an NBA necessity."

PIERCE#34
PIERCE#34
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 3401
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 33

https://camisola34.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Vince Carter Qua 3 Jun 2015 - 8:09

Quem diria huh? Sinceramente, não sabia que a linha de triplos é assim tão recente. Razz
Ainda assim, concordo com a sua adição uma vez que enriqueceu, sem dúvida, o jogo em si.
Vince Carter
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Bártolo Qua 3 Jun 2015 - 13:44

PIERCE#34 escreveu:Vi agora este video e achei muito interessante!

Quando a linha de 3 pontos foi introduzida na NBA em 1979, as equipes eram basicamente alérgicas a ela. Hoje, é tão omnipresente quanto o drible e o passe, e todas as equipsa que esperam chegar as Finais precisam de ter ameaças de perímetro para chegar lá.

"Shooting threes is no longer optional. It's become an NBA necessity."


Muito bom este video. A própria formação dos colégios adapta um desenvolvimento no campo dos 3pts para todos os jogadores. Por exemplo, hoje em dia há postes muito competentes na linha de 3pts.
Bártolo
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 32

http://www.nbapotugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Nuno Barros Qui 4 Jun 2015 - 0:31


lembro-me de Michael Adams e de um Terry Porter tb mt bom de 3pts... e Curry será para a historia... acima de Allen e Miller... Very Happy
Nuno Barros
Nuno Barros
Starter
Starter

Masculino Mensagens : 585
Data de inscrição : 23/12/2014
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC - Página 2 Empty Re: A HISTÓRIA DA NBA - JOGOS MÍTICOS, LENDAS ETC

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos