NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>


Participe do fórum, é rápido e fácil

NBA Portugal
<div align="center">
<span style="font-size: 16px;">Caro membro, <br /><br />Se quiser contribuir e ajudar o fórum, pode aqui faz um pequeno donativo para renovação do dominio do Fórum.<br /> Todas as suas doações garantirão a continuidade e a fidelidade deste fórum. <br /><br />O Administrador</span>
</div>

<p>
<div align="center">
FAZER DOAÇÃO<br><a href="html_images.asp" http://nba-portugal.forum-livre.com/buy-credits>CLIQUE AQUI</a>
NBA Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Toronto Raptors

+19
Frivacli
Diogojcv
Cobain
DansCB
Raptor
RaptorsFan
PIERCE#34
JP3
Vince Carter
Guigos
nergal
Bártolo
Groove
Farripas
Ricardo
Olabebeh
LucasBS
F-Carv
Commissioner
23 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Toronto Raptors

Mensagem  Commissioner Qui 27 Ago 2009 - 0:22

Toronto Raptors


Toronto Raptors Tor


Estreia na NBA: 1995

Cores originais: vermelha, roxa e prata

Significado de seu nome: A equipe fez uma competição para achar um nome no Canadá. Tiveram mais de 2,000 votos, algum que eram "Raptors," inspirado pelo filme "Jurassic Park."

Campeonatos da NBA: Nenhum

Sumário: O Toronto Huskies fez parte da velha ABA, mas a equipe fechou no final da primeira temporada. A NBA só retornou ao Canadá depois de quase 50 anos.

O primeiro jogador a ser assinado pela equipe foi Vincenzo Esposito, um ala/pivô da liga italiana. A primeira escolha do darft foi em 1995 com Damon Stoudamire, um armador de Arizona.

Em 1998 a equipe negociou Antwan Jamison pelo famoso Vince Carter, e naquele mesmo ano ele foi nomeado o Recruta do Ano pela liga.
Commissioner
Commissioner
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 26/08/2009

http://www.nbaportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  F-Carv Ter 22 Mar 2011 - 1:43

Eras:

1. Vince Carter
2. Chris Bosh

A próxima era será a de Bargnani ou do promissor DeRozan ?

O que acham do rookie Ed Davis?
Em termos de eficiência, segundo os dados da NBA.com é o sexto no que toca aos rookies.
F-Carv
F-Carv
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 341
Data de inscrição : 07/03/2011
Idade : 37
Localização : Margem Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  LucasBS Ter 22 Mar 2011 - 11:42

F-Carv escreveu:Eras:

1. Vince Carter
2. Chris Bosh

A próxima era será a de Bargnani ou do promissor DeRozan ?

O que acham do rookie Ed Davis?
Em termos de eficiência, segundo os dados da NBA.com é o sexto no que toca aos rookies.

Era DeRozan.

Para PF, nada mau, pode vir a ser uma espécie de Dirk, quem sabe.
LucasBS
LucasBS
Rookie
Rookie

Masculino Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2011
Idade : 28
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  F-Carv Ter 22 Mar 2011 - 23:09

LucasBS escreveu:
Era DeRozan.

Para PF, nada mau, pode vir a ser uma espécie de Dirk, quem sabe.

Pois, também partilho a mesma opinião que tu sobre a era. E o DeRozan ainda tem tanto para evoluir,e vai acontecer(mantendo-se saudável).

Quanto ao Ed Davis gosto da potencialidade defensiva dele. Por acaso não sei se ele tem bom jogo de médio alcance. Tem?
F-Carv
F-Carv
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 341
Data de inscrição : 07/03/2011
Idade : 37
Localização : Margem Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Toronto Raptors 2012/2013

Mensagem  Olabebeh Sex 17 Ago 2012 - 1:27

Sou só eu ou mais alguém está com boas expectativas em relação a esta equipa na época que se avizinha?

Possível 5 C Jonas Valinciunas
PF Andrea Bargniani
SF Terrence Joss
SG Landry Fields
PG Kyle Lowry Backups: José Calderon, Amir Jonhson, Linas Kleiza, Demar de Rozan, Ed Davids


Sinceramente se esta equipa não for prejudicada por lesões, principalmente o Bargniani que não há época que não vá para o estaleiro a juntar ao facto que os Magic e os Hawks este ano estão muito mais fracos que nas épocas anteriores e eram locked teams no playoff, acredito que se o Valinciunas e o Ross não defraudarem as expectativas que os experts depositam neles eles têm uma palavra a dizer na luta pelo ultimo lugar que dará acesso aos playoff ao qual os Raptors já não participam desde a época 2007 2008 em que perderam com os Orlando Magic no 1st round.

Assim por alto equipas que a meu ver estão locked no playoff na conferência este nesta nova época: Miami, Boston, New York, Brooklyn Nets, Chicago, Sixers e Indiana.One spot left ! Será que os Raptors têm o que é necessário para agarrarem este 8 lugar?



Olabebeh
Olabebeh
Top 10 Draft
Top 10 Draft

Masculino Mensagens : 106
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 40
Localização : Espinho

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Ricardo Sex 17 Ago 2012 - 3:20

Olabebeh escreveu:Sou só eu ou mais alguém está com boas expectativas em relação a esta equipa na época que se avizinha?

Possível 5 C Jonas Valinciunas
PF Andrea Bargniani
SF Terrence Joss
SG Landry Fields
PG Kyle Lowry Backups: José Calderon, Amir Jonhson, Linas Kleiza, Demar de Rozan, Ed Davids


Sinceramente se esta equipa não for prejudicada por lesões, principalmente o Bargniani que não há época que não vá para o estaleiro a juntar ao facto que os Magic e os Hawks este ano estão muito mais fracos que nas épocas anteriores e eram locked teams no playoff, acredito que se o Valinciunas e o Ross não defraudarem as expectativas que os experts depositam neles eles têm uma palavra a dizer na luta pelo ultimo lugar que dará acesso aos playoff ao qual os Raptors já não participam desde a época 2007 2008 em que perderam com os Orlando Magic no 1st round.

Assim por alto equipas que a meu ver estão locked no playoff na conferência este nesta nova época: Miami, Boston, New York, Brooklyn Nets, Chicago, Sixers e Indiana.One spot left ! Será que os Raptors têm o que é necessário para agarrarem este 8 lugar?

Não tou a ligar muito aos Toronto, mas acho que o Calderon fica a titular.



Ricardo
Ricardo
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 360
Data de inscrição : 07/05/2011
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Farripas Sex 17 Ago 2012 - 9:29

Olabebeh escreveu:Sou só eu ou mais alguém está com boas expectativas em relação a esta equipa na época que se avizinha?

Possível 5 C Jonas Valinciunas
PF Andrea Bargniani
SF Terrence Joss
SG Landry Fields
PG Kyle Lowry Backups: José Calderon, Amir Jonhson, Linas Kleiza, Demar de Rozan, Ed Davids


Sinceramente se esta equipa não for prejudicada por lesões, principalmente o Bargniani que não há época que não vá para o estaleiro a juntar ao facto que os Magic e os Hawks este ano estão muito mais fracos que nas épocas anteriores e eram locked teams no playoff, acredito que se o Valinciunas e o Ross não defraudarem as expectativas que os experts depositam neles eles têm uma palavra a dizer na luta pelo ultimo lugar que dará acesso aos playoff ao qual os Raptors já não participam desde a época 2007 2008 em que perderam com os Orlando Magic no 1st round.

Assim por alto equipas que a meu ver estão locked no playoff na conferência este nesta nova época: Miami, Boston, New York, Brooklyn Nets, Chicago, Sixers e Indiana.One spot left ! Será que os Raptors têm o que é necessário para agarrarem este 8 lugar?



Apenas tiraria o Fields, já que o DeRozan, assumiu-se o ano passado como a estrela da equipa e será certamente titular. Não me admirava que o Fields começasse a SF, de modo ao Ross (e não Joss como tens no teu post) ter uma adaptação à NBA mais suave e aos poucos.
Farripas
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 34
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Olabebeh Sáb 18 Ago 2012 - 1:25

Em relação a questão do base entre o Calderon e o Lowry, apesar de ser um admirador do Jose Calderon o Kyle Lowry neste momento é superior e ainda está num processo de evolução poderá ser muito melhor no futuro, fez uma época extraordinária o ano passado sendo a principal figura da equipa a par com o Kevin Martin e duvido que ele tenha trocado Houston por Toronto para ser suplente.
Olabebeh
Olabebeh
Top 10 Draft
Top 10 Draft

Masculino Mensagens : 106
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 40
Localização : Espinho

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Olabebeh Sáb 18 Ago 2012 - 1:26

Obrigado pela correção Farripas em relação ao Terrence Ross my bad Wink
Olabebeh
Olabebeh
Top 10 Draft
Top 10 Draft

Masculino Mensagens : 106
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 40
Localização : Espinho

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Groove Sáb 18 Ago 2012 - 18:34

Juntei os dois tópicos para não temos vários tópicos a falar sobre a mesma franquia.

Eu tenho muitas duvidas quanto ás possibilidades desta equipa. Mas que o 5 inicial está bom lá isso está.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Bártolo Sáb 18 Ago 2012 - 19:11

Ainda não é este ano...falta muito trabalho pela frente!
Bártolo
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 31

http://www.nbapotugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  nergal Ter 29 Jan 2013 - 5:14

Raptors Discussing Trade For Rudy Gay With Grizzlies


The Toronto Raptors are active in trade talks with the Memphis Grizzlies for Rudy Gay, according to sources.

The Raptors are believed to be the team most serious for Gay.

The framework of a workable trade has not been established.

Sources say the Raptors have made Jose Calderon and Ed Davis as the core of a trade offer for Gay.

Sources also believe that a trade involving the Raptors and Grizzlies could expand to other teams.

The Grizzlies are motivated to trade Gay due financial concerns even though they made a cap-friendly trade last week with the CAvaliers
.
Sinceramente, acho que os Grizzlies ficam a ganhar(vocês vão achar-me maluco xD).
Gosto muito do Ed Davis, o Calderon é aquela máquina e secalhar ainda ficam com uma futura pick.
nergal
nergal
MVP
MVP

Masculino Mensagens : 1047
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Guigos Ter 29 Jan 2013 - 9:17

nergal escreveu:Sinceramente, acho que os Grizzlies ficam a ganhar(vocês vão achar-me maluco xD).
Gosto muito do Ed Davis, o Calderon é aquela máquina e secalhar ainda ficam com uma futura pick.

Não digo que sejas maluco, era preciso que o RGay quisesse ir para Toronto e para sair só para uma equipa dos grandes mercados, tendo em conta o patamar que os Grizzlies atingiram.
Quanto aos jogadores propostos para troca, alterava o JCalderon pelo TRoss ou AAnderson e umas escolhas no Draft também eram bem-vindas. Smile
Guigos
Guigos
Role Player
Role Player

Masculino Mensagens : 359
Data de inscrição : 08/12/2012
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Groove Ter 29 Jan 2013 - 12:15

Duvido que tal aconteça. Recordo que apesar do Calderon ser um bom PG devemos lembrar que os Grizz não precisam de um PG. Se tal acontecer ficam com 2 PG’s bons o que pode ter o seu lado mau, pois nenhum vai querer sair do banco muito menos perder minutos.

A troca com o Gay só acontece caso Toronto ou outra qualquer equipa possa ceder um SF com capacidade para ser titular, senão os MEM podem correr o risco de caírem do cavalo, pois falta um SF e como tal de nada vale a saída do Gay. Outra possibilidade era a perda de um SF mas ganharem banco o que equilibrava a equipa.

Resumindo, não acredito que a troca citada seja valida, não tanto pela troca em si ser má ou uma não aceitação da parte de Gay mas sim devido a um desequilíbrio que os Grizz teriam de enfrentar.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  nergal Ter 29 Jan 2013 - 22:03

Toronto também não ia ganhar lá muita coisa com o Gay na minha opinião.
Eles têm o DeRozan que tem jogado bem a 3 esta época e o Terrence Ross que está a mostar que tem muito potencial para jogar a 2. Toronto precisa é de uma estrela, de um go-to-guy. E os adeptos de Toronto no Real GM não gostam nada do Casey, também com a quantidade de jogos que já perderam depois de estarem em boa vantagem...
Até têm jogadores com bom futuro: Valanciunas, Derozan, Ed Davis, Ross, Lowry.
nergal
nergal
MVP
MVP

Masculino Mensagens : 1047
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Vince Carter Qua 30 Jan 2013 - 19:50

O problema dos Raptors é que sempre que eles obtiveram uma estrela (Vince Carter ou o Chris Bosh) acabaram sempre por ser "traidos" por eles, e é por isso que os raptors geralmente obtem jogadores europeus e não americanos. Os Raptors estão interessados em jogadores que estejam determinados a permanecer a sua carreira toda no Canada, e acaba por se tornar um pouco complicado eles terem um jogador estrela de forma permanente...
Vince Carter
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Groove Qui 31 Jan 2013 - 10:28

Olhando nessa perspectiva que até tem uma grande razão de ser.
Que tal uma estrela canadiense? Se procurarem bem quem sabe? Outra possibilidade seria encontrar um Dirk na Europa.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Vince Carter Qui 31 Jan 2013 - 13:59

Wednesday, Jan. 30
• Memphis traded guard Rudy Gay and center Hamed Haddadi to Toronto for guard Jose Calderon and forward Ed Davis. Traded guard Jose Calderon to Detroit for forward Austin Daye and forward Tayshaun Prince.


Uma troca entre 3 equipas huh? Acham que o RGay vai fazer algum impacto positivo?
Vince Carter
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Farripas Qui 31 Jan 2013 - 14:10

Toronto melhora bastante com Rudy Gay. Lowry e Rudy Gay. O GM dos Raptors está no ano final de contrato e já fez duas trocas mediáticas esta época. A ver vamos se consegue que lhe ofereçam uma renovação. Quanto a Memphis, Gosto da adição do Austyn Daye e o Pince é mais um jogador que defende bem. Prince e Tony Allen, vamos ver que consegue marcar pontos a Memphis agora. Quanto aos Pistons, ganham um bom PG, mas não me parece que tenham ficado melhores.
Farripas
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 34
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Vince Carter Qui 31 Jan 2013 - 17:17

Pois os pistons acho que já tinham o Knight a PG, mas o JC pode ter um bom impacto na criação de plays.
Vince Carter
Vince Carter
Treinador de Equipa de Topo
Treinador de Equipa de Topo

Masculino Mensagens : 2246
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : ♕ MS ♕

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Groove Qui 31 Jan 2013 - 17:46

Só li sobre essa transferência depois de ter vindo ao fórum e ter deixado o comentário acima.

Concordo com análise do Farripas.

Não entendo é a troca dos Pistons, pois não tinham necessidade de um PG assim tão urgente para terem feito tal troca, mas isso é assunto para outro tópico.

Os Raptors ficaram bem. Um dos problemas do R.Gay nos últimos dois anos foi a contratação de Z.Randolph. Este com o seu jogo retirou a liderança a Gay e com o forte apoio de Gasol assumiram a liderança da equipa o que limitou o jogo de Gay. A troca que o traz até Toronto acho que talvez tenha sido a melhor solução para o jogo de Gay (apesar de preferir que este se mantivesse até ao final da temporada nos MEM).

Como o Farripas menciono, em Toronto não existem propriamente lideres o que faz com que o jogo de Gay flua naturalmente, ainda para mais jogando ao lado de Lowry que é um bom jogador e em quem a equipa pode confiar para organizar o ataque. Desde que Gay volte a ser aquilo que dele seria esperado acredito que Toronto pode e deve crescer muito nos próximos dois anos. Agora basta que a gestão da equipa seja bem feita de forma a convencer Gay a permanecer após o termo do actual contracto. E como fazem isso? Mantendo os jogadores que podem vir a ser úteis ao mesmo tempo que constroem um banco minimamente decente.

Vamos ver se assim será.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Farripas Qui 31 Jan 2013 - 18:57

Esqueci-me de mencionar a adição do Ed Davis por parte de Memphis, que é um jogador que tem vindo a crescer e pode ser a melhor adição desta troca.


Voltando a Toronto, tenho lido alguns artigos e todos mencionam algo que não me tiha ocorrido. Todos criticam a adição do Gay, porque ele e a outra estrela da equipa, o DeRozan, têm um estilo de jogo idêntico. Ambos são penetradores que são medianos no jogo de média-grande e grande distância. A ver vamos como se vão dar em Toronto. Parece que vamos ter que aguardar na decisão de qualificar esta troca como ganha, pelo menos no que toca aos Raptors
Farripas
Farripas
Vencedor de 5 Aneis
Vencedor de 5 Aneis

Masculino Mensagens : 1479
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 34
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Bártolo Qui 31 Jan 2013 - 20:07

Ainda não está certa, mas tambem não vejo melhorias para Toronto
Bártolo
Bártolo
NBA Dream Team
NBA Dream Team

Masculino Mensagens : 1898
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 31

http://www.nbapotugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  JP3 Qui 31 Jan 2013 - 20:45

Não sei porque mas cheira-me que o R.Gay vai ser igual ao Nenê.
JP3
JP3
Estrela da Equipa
Estrela da Equipa

Masculino Mensagens : 833
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 25
Localização : Orléans, França

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Groove Sex 1 Fev 2013 - 12:05

Farripas escreveu:Esqueci-me de mencionar a adição do Ed Davis por parte de Memphis, que é um jogador que tem vindo a crescer e pode ser a melhor adição desta troca.


Voltando a Toronto, tenho lido alguns artigos e todos mencionam algo que não me tiha ocorrido. Todos criticam a adição do Gay, porque ele e a outra estrela da equipa, o DeRozan, têm um estilo de jogo idêntico. Ambos são penetradores que são medianos no jogo de média-grande e grande distância. A ver vamos como se vão dar em Toronto. Parece que vamos ter que aguardar na decisão de qualificar esta troca como ganha, pelo menos no que toca aos Raptors

Li algo a respeito ontem.

Entre outras coisas comentavam (um dos blog que li) como fariam os Toronto para gerir esse tempo tendo em conta não apenas esses dois jogadores mas olhando mais em particular para eles.
Bem, Gay tem um nome feito e como tal tem o seu status na NBA. Os dois ao mesmo tempo em jogo podem dificultar-se mutuamente mas ao mesmo tempo podem beneficiar-se, pois o adversário nunca vai adivinhar qual deles vai atacar o cesto e se o faz sem bola de forma a simular um ataque obrigando a defesa abrir para entrar o outro ou se de facto esse ataque é mesmo para receber a bola e crava-la no cesto.

Claro que é muito mais simples estar aqui com suposições ou teorias do que na pratica. E na prática vai ser uma dor de cabeça para o treinador dos Raptors.
Groove
Groove
Hall Of Fame
Hall Of Fame

Masculino Mensagens : 2642
Data de inscrição : 15/03/2011
Idade : 40
Localização : Perdido atras do cesto

Ir para o topo Ir para baixo

Toronto Raptors Empty Re: Toronto Raptors

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos